PAPO RETO COM BRUNO SECCO
No Papo Reto de hoje, falamos com Bruno Secco, fisioterapeuta das categorias de base do São Paulo F.C. em Cotia e da Seleção Brasileira de Futebol Sub-17. Embarque no Expresso Physio com a gente!
EXPRESSO: Fala Bruninho, tudo certo? Obrigado pela honra de nos conceder essa entrevista e dedicar um pouco do seu tempo para o público que nos acompanha.
BRUNINHO: O prazer é todo meu. Bora pro bate-papo!
EXPRESSO: Bora! Já vamos começar com uma dúvida da maioria dos fisioterapeutas que nos acompanham. Qual o primeiro passo para ingressar na fisioterapia esportiva?
BRUNINHO: Bom, os primeiros passos pra quem quer entrar na fisioterapia esportiva é ter certeza da onde a gente está ingressando, seguir mentores na área para poder se guiar, procurar estágio que seja voltado já pra fisioterapia esportiva, buscar cursos que sejam do nosso interesse sempre almejando ser referência no que faz.
Acredito que esses são os primeiros passos para que deseja ingressar na fisioterapia esportiva.
EXPRESSO: Top Bruninho. E em relação ao profissional, quais as principais características / habilidades que um fisio esportivo precisa ter?
BRUNINHO: Acredito que o fisioterapeuta esportivo precisa ser pró ativo, saber se relacionar com a comissão técnica e com as áreas de apoio.
Sempre buscar evoluir, ter uma boa pós-graduação, curso de terapia manual e eletroterapia, além de ter um bom mentor para ajudar na sua trajetória.
EXPRESSO: Maravilha! Você disse que nós como fisioterapeutas, sempre devemos buscar ser referência no que nos propomos a fazer, conta pra gente algum caso em que você ou o departamento de fisioterapia, foi ou foram promovidos por um atleta?
BRUNINHO: Legal! Bom, teve o caso do Alex (Brabo) na Copa do Mundo de basquete na China onde ele teve uma lesão muscular e acabou ficando fora dos últimos amistosos, o tempo de recuperação dele era muito curto e a gente conseguiu colocar ele pra jogar contra a Grécia e ele acabou marcando o MVP da seleção grega Giannis Antetokounmpo.
O Brabo acabou saindo com o melhor jogador da partida e no final na entrevista pra SporTV ele enalteceu o trabalho da comissão técnica e o departamento médico que trabalhou com ele, nomeando cada um dos envolvidos na sua recuperação.
EXPRESSO: Que momento bacana, Bruninho! Aproveitando a deixa, já que entramos dentro da quadra, quais principais fatores que diferenciam a fisioterapia convencional da esportiva?
BRUNINHO: Bom, não posso deixar de falar na pressão, que acaba sendo maior por se tratar de esporte e como envolve paixão, acaba refletindo em todas as áreas do clube.
Mas se tratando do exercício da prática da função, a principal diferença na fisioterapia esportiva é que gente acaba trabalhando muito a prevenção, a recuperação e posteriormente o tratamento de alguma lesão.
Quando a gente está falando da fisioterapia fora do esporte de alto nível, normalmente o nosso cliente / paciente vem nos procurar para o tratamento, ou seja, depois que o problema já apareceu. A visão que a gente tem na fisioterapia esportiva é um pouco mais ampla por se tratar do trabalho do nosso paciente / atleta que precisa ter bom desempenho.
Em cima disso, nossa visão acaba sendo um pouco mais e abrangente e mais precisa nesse sentido, para o nosso atleta poder estar apto a desempenhar o seu melhor dentro de campo ou quadra.
EXPRESSO: Sensacional! Que pena Bruninho, estamos chegando na nossa última pergunta e essa é bem profunda. Que conselho você daria para o Bruninho do passado? Faria algo diferente?
BRUNINHO: Acredito que se eu pudesse falar com Bruninho do passado eu simplesmente falaria pra ele cara deu tudo certo! Continue se dedicando que você que você será um grande profissional.
E se eu pudesse ver o do futuro, na posição de um profissional que está começando e portanto cheio de dúvidas e incertezas, provavelmente eu perguntaria pra ele se as nossas escolhas deram certo.
EXPRESSO: Bruninho, obrigado mais uma vez por dedicar seu tempo ao Papo Reto do Expresso Physio. Tenha certeza que suas palavras chegarão naqueles que precisam ouvir dicas valiosas de alguém que como você, que começou do zero e chegou no ponto mais alto da carreira.
Até uma próxima!
This is the right blog for everyone who wants to find out about this topic. You understand so much its almost hard to argue with you (not that I personally would want toÖHaHa). You certainly put a new spin on a topic thats been written about for decades. Wonderful stuff, just great!